- Luiz Pierotti
Cancioneiro Geral: leia a coletânea de poesia do século XVI

Publicado em 1516, o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende é uma compilação de poesia palaciana que inclui obras do século XV e XVI. Escritos em português e castelhano, versam sobre diversos temas, sendo a primeira coletânea de poesia impressa em Portugal, e principal repositório de da poesia portuguesa da época.
O Cancioneiro segue o modelo das compilações de poemas castalhanos realizados anteriormente (Cancioneiro de Baena e Cancioneiro Geral de Hernando del Castilho), porém diferentes destes, os quase mil poemas de 286 autores não seguem uma organização temática.
Dentre os poemas, todos organizados e dedicados ao príncipe João, futuro João III de Portugal, apresentam-se poemas religiosos, amorosos, elegíacos, além de tentativas de concepção da temática épica.
Após a Cantiga, o Verso
Diferente do que até então acontecia ao longo do período trovadoresco, quando os poemas se davam por cantigas não registradas pela escrita, a Poesia Palaciana é destinada à leitura, de forma que a própria linguagem é responsável pelo ritmo e expressividade, com palavras organizadas em versos e estrofes.

Ilustração presente no Cancioneiro Geral
Como o próprio nome já sugere, a Poesia Palaciana surge no ambiente dos palácio, destinada ao público nobre, por vezes trazendo consigo uma boa representação dos costumes desse grupo.
Marcada por ambiguidades, conotações, aliterações e jogos de palavras, esse tipo de poesia não foi tão popular em sua época. Com o predomínio de redondilhas (menores e maiores), abordava a temática religiosa, satírica, didática, heroica e lírica.

Representação de Trovadores
Quanto ao lirismo amoroso, a influência trovadoresca somada à ascensão de Petrarca promove a idealização da mulher, inatingível, cuja sensualidade, reprimida pelos trovadores, agora é frequente.
Leia o Cancioneiro Geral
Abaixo, dois links para a leitura da obra compilada por Garcia de Resende.
Cancioneiro Geral, volume 1. – Página da UFSCAR destinada à literatura portuguesa. Aqui você confere toda a obra digitada.
Cancioneiro Geral: Cum preuilegio – Link para a página da Biblioteca Pública de Boston, com acesso à obra original digitalizada.
leia mais obras no nosso ACERVO.
Tags: