- Fernando Henrique
Eu Não Sou Seu Negro - Documentário
Nesse documentário narrado por Samuel L. Jackson, vemos o relato de James Baldwin um romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico social estadunidense que acompanhou de perto as diferentes abordagens e os acontecimentos com três expoentes da luta pelos direitos civis nos EUA e contra a segregação racial. São eles: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King.

Infelizmente não há final feliz, pois os três foram brutalmente assassinados e movimentos de supremacia branca continuam ecoando pelo mundo. Além disso, o documentário demonstra de forma factual como a segregação racial vai muito além do uso de bandeiras, hinos, símbolos nazi-facistas, mas que o preconceito foi introjetado na sociedade por meio de parte da indústria cultural que buscou inferiorizar e relativizar a segregação social. Exemplos não faltam: a escrava doméstica preta sempre sorridente disposta a ajudar e servir o dono branco, o escravo preto que realiza trabalhos pesados mas canta feliz com passáros, o filme de faroeste aonde o branco que elimina o preto ou índigena é idolatrado.
O documentário "Eu não sou seu Negro" está liberado para não-assinantes no #CanalBrasilPlay e também na #globosatplay, link abaixo:
https://globosatplay.globo.com/assistir/c/p/v/8087756/
