- Luiz Pierotti
Um traídor no Shogunato: Macbeth de Kurosawa

Escrito entre 1603 e 1607, Macbeth é uma das mais famosas e mais curtas peças do dramaturgo inglês William Shakespeare. Inspirada em relatos dos reis Duff e Duncan, das Crônicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda, de 1587, o texto teatral trata de Macbeth, parente do rei Duncan da Escócia, que após vencer as forças aliadas da Noruega e ser louvado por sua coragem e bravura, recebe a visita de bruxas que anunciam seu futuro como rei.

Macbeth encenado no National Theatre
Ao tratar de destino e regicídio, Macbeth retorna ao tema clássico da incapacidade de se negar o porvir, assunto que permeia outras obras como a canônica Édipo Rei, de Sófocles. Além disso, nos leva a questionar até onde a ganancia e a sede pelo poder pode nos levar a desvio morais e ressignificar nosso próprio caráter.
A peça alcançou tamanha importância e fama internacional que foi encenada e filmada por diversos artistas em diferentes épocas, destacando-se as versões de Mario Caserini, Richard Oswald, Orson Welles, Roman Polanski e Justin Kurzel.
Um traídor no Shogunato
Uma das versões mais interessantes e originais em sua execução é a de Akira Kurosawa, intitulada “Trono Manchado de Sangue” (Kumonosu-jo), filmada em 1956. De forma ambiciosa, a história se transporta para o Japão, mais precisamente ao longo do período Sengoku, época ocorrida após o declínio do shogunato Ashikaga, e de diversas tentativas de golpes de estado pelo país.

O diretor Akira Kurosawa
Kurosawa, ao instruir sua atriz principal Isuzu Yamada, que interpreta Lady Asaji Washizu (Lady Macbeth), pediu-lhe que não considerasse a obra como uma versão cinematográfica de um clássico inglês, mas a pensasse como uma obra japonesa.
Tal trabalho de adaptação criou um longa único, com atuações incríveis, principalmente de Yamada e Toshiro Mifune, interprete de Washizu (Macbeth, no original), tendo como base as técnicas estilizadas do teatro Noh.

Yamada e Mifune em cena de Trono Manchado de Sangue
Trono Manchado de Sangue se tornou uma das adaptações mais importantes da obra de William Shakespeare, e pode ser assistida, gratuitamente por tempo limitado, no site do Cine Belas Artes à la Carte,
Tags: