- Luiz Pierotti
Acervo disponibiliza mais de 22 mil fotos digitalizadas do mundo árabe.

A fundação Árabe de Imagem, criada no Líbano em 1887, tem como objetivo pesquisar e preservar imagens fotográficas do Oriente Médio, Norte da África e da chamada “diáspora árabe”, processo de migração desta comunidade para diversos outros países, entre eles o Brasil.
Coletadas em missões de pesquisa no Líbano, Síria, Palestina, Jordânia, Egito. Marrocos, Iraque, Irã, México, Argentina e Senegal, o acervo possui mais de 500 mil fotos, sendo 22 mil digitalizadas e disponíveis online.
Quebrando esteriótipos
As imagens presentes no acervo registram práticas culturais, tradições e mudanças que a comunidade árabe sofreu desde o século 19.
Conforme reportagem publicada pela BBC, em 14 de junho de 2019, dentre as fotografias presentes no acervo, algumas apresentam homens se beijando, o vestidos de mulher, fisiculturistas seminus ou mesmo crianças com rifles.

A fundação:
A Arab Image Foundation tem colecionado, estudando, exibindo, curando, criando e refletindo sobre fotografia nos últimos 20 anos em colaboração com artistas, curadores, pesquisadores, outras instituições e o público em geral.

Estas páginas apresentam as atividades passadas e presentes da Fundação e são uma janela para a evolução da imagem contemporânea e das práticas de coleta.
Dentre elas, a seção “explore” traz recortes de coleções elaboradas a partir de curadorias, e a “Retratos do Cairo”, com fotografias de três influentes fotógrafos armênos, Van Leo (Levon Boyadjian), Armand (Armenak Arzouni) e Alban (Aram Arnavoudian), datando de períodos entre 1940 e 1960, foca em retratos de estúdios simples, de noivas ou famílias.
Acesse o acervo clicando AQUI.
Tags: