- Luiz Pierotti
Crítica e humor nas observações de Chapelle

Se podemos considerar algum país como o maior produtor de estrelas stand up da história, esse país com certeza é a América. Responsável pela criação desse tipo de comédia sem personagens ou grandes produções, criou nomes como George Carlin, Louis CK, Amy Schumer, Jerry Seinfield, dentre outros.
De piadas fortes e ácidas, por vezes até mesmo polêmicas, tratam de temas presentes nos Estados Unidos, com poucas ou nenhuma papas na língua.
Dentre eles um nome se destaca por lidar com um problema universal, de forma afiada: Dave Chapelle e suas apresentações sobre racismo.
O ator e roteirista que iniciou sua carreira em “As Loucas Aventuras de Robin Hood”, em 1993, tem uma vesta apresentação de stand up, tratando de assuntos como violência polícia contra negros, guetos, ou mesmo sobre o “escravagista” George Washington, de maneira acertada e bem humorada, demonstra aspectos quase inacreditáveis da sociedade, que apenas olhos que experimentaram essas situações podem, de fato, expô-los à luz e, além disso, encontrar neles brechas para a comédia.
Abaixo, algumas apresentações do comediante americano Dave Chapelle.
Racismo
Quando o racismo favorece
Guetos