- Luiz Pierotti
Jeferson De e o Cinema Negro Nacional

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Jeferson De é um cineasta brasileiro e um dos principais nomes do cinema negro nacional da atualidade.
Tendo tido contato com o meio cinematográfico desde pequeno, seja em exibições populares de cinema das quas o pai era responsável em sua cidade, ou cruzando com sets de filmagem da série “Jeca Tatu” por entre as ruas de Taubaté, Jeferson resolveu, anos depois, cursar cinema na USP, como bolsista da Fapesp, concedida por uma pesquisa sobre diretores cinematográficos negros, tendo esta originado a publicação do manifesto “Dogma Feijoada”, uma série de principios necessários para que o cinema negro exista.
Jeferson De explica os 7 mandamentos do Dogma Feijoada
A partir daí, Jeferson trilhou uma trajetória de reconhecimento, sendo premiado por três curtas. “Distraída Pra Morte” (2001), “Carolina” (2003) e “Narciso RAP” (2005). Seu longa de estréia, “Bróder” (2011) foi selecionado no 60º Festival de Berlim e recebeu o prêmio de melhor filme pela Associação Paulista de Críticos de Arte, além de outras 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Jeferson De recebe prêmio de Melhor Filme no 38º Festival de Cinema de Gramado
Jeferson De teve longas e produtivas passagens pela TV, dirigindo séries e programas na MTV, SBT, Globo e TV Cultura. Atualmente, o diretor trabalho no comendo da série “Escola de Gênios”, para a MIXER/GLOOB, e prepara seu mais novo longa, “M-8”, filme que acompanha a história de um estudante de medicina negro e seu dialogo com um dos diversos corpos, também negros, que ocupam o necrotério.
Entrevista concedida pelo diretor ao canal de Alinne Prado
Tags: