- O Caos Cultural
Vik Muniz: do Lixo ao Luxo

Lixo, restos de demolição e componentes como açucar e chocolate, essas são as matérias primas de Vicente José de Oliveira Muniz, mas conhecido como Vik Muniz, artísta brasileiro radicado nos Estados Unidos.
O processo de trabalho de Vik Muniz consiste em compor imagens com os materiais, normalmente perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las, resultando no produto final de sua produção. As fotografias de Vik fazem parte de acervos particulares e também de museus de Londres, Los Angeles, São Paulo e Minas Gerais.
Em 2010, foi produzido um documentário intitulado “Lixo Extraordinário” sobre o trabalho de Vik Muniz, com catadores de lixo de Duque de Caxias, cidade localizada na área metropolitana do Rio de Janeiro. A filmagem recebeu um prêmio no festival de Berlim na categoria Anistia Internacional e no Festival de Sundance.

O artista também se dedicou a fazer trabalhos de maior porte. Um deles foi uma série de Imagens das Nuvens, a partir da fumaça de um avião, e outras feitas na terra, a partir do lixo.
Entre suas muitas obras, Muniz recriou Warhol em diamantes, DaVinci na manteiga de amendoim e geléia, e neoclássicas obras-primas de lixo em maior aterro do Brasil.
Abaixo, algumas obras do artísta.