- O Caos Cultural
O retrato de Irving Penn

Nascido em 16 de junho de 1917 em Nova Jersey, Irving Penn foi um fotografo americano que, tendo trabalhado durante anos na revista Vogue, revolucionou a fotografia de moda.
Graduado em Design com ênfase em anúncios no Philadelphia Museum School of Art, e logo foi contratado pela revista de moda feminina Harper's Bazaar, porém deixou o trabalho para se mudar para o México, onde viveu durante um ano, seguindo o sonho de ser pintor.

Pablo Picasso
Não demorou muito para que percebesse que seu verdadeiro talento era realmente atrás das câmeras, e ao voltar aos Estados Unidos, foi contratado por Alexander Liberman, diretor de arte do grupo Condé Nast, para trabalhar na Vogue, não para clicar, mas para opinar e idealizar fotografias para as capas da revista.
Em sua primeira capa assinada, Penn introduziu uma de suas marcas que, até então, não foram notadas como especiais: a introdução de natureza morta na imagem. Foi após retornar à revista após um período de serviço comunitário na Índia e na Itália que sua produção se tornou mais intensa, inserindo o conceito da natureza morta nas fotografias de moda, e clicando seus retratos mais emblemáticos.

Comida Congelada
Penn fotografou diversos artístas renomados como Truman Capote e Pablo Picasso, se aventurou por entre as veias da sociedade, fotografando de trabalhadores de Londres aos Hell Angels, em São Francisco. Em 2008 retrato das modelos Gisele Bündchen e Kate Moss, núas, foram colocadas em leilão, tendo a primeira sido vendida por 193 mil dólares.

Gisele Bündchen por Irving Penn
Sua carreira durou 60 anos e Irving revolucionou a forma de se fazer retratos e inúmeros outros gêneros de fotografia de uma maneira tão profunda que torna-se difícil opinar como seria o mundo da fotografia sem sua influência.
Irving Penn morreu em sua casa, aos 92 anos, em 7 de outubro de 2009.