- O Caos Cultural
Romero, o Pai dos Zumbis

Nascido em 4 de fevereiro de 1940, em Nova Iorque, George Andrew Romero foi um consagrado roteirista e diretor de cinema, sendo considerado, por muitos, o pai dos filmes de zumbi.
Filho de pai cubano e mãe lituana, morou no Bronx ao longo da infância, época em que costumava se deslocar até Manhattan para alugar filmes. O gosto pela sétima arte o levou a se formar na Carnegie Mellon University, na Pensilvânia, em 1960. No início, trabalhou na realização de pequenos curtas e comerciais para a televisão, além de fundar, com alguns amigos, a Image Ten Productions, onde pôde produzir o clássico Night of the Living Dead (1968), dirigido por Romero e co-roteirizado por John A Russo. A obra se tornou um cânone cult que definiria o cinema de horror moderno.

10 anos depois, o gênero retornaria na produção de Dawn of the Dead, realizado com apenas 500 mil dólares o filme rendeu 55 milhões, além de vencer o prêmio de filme cult pela Entertainment Weekly, em 2003.
Apesar de ter realizado mais de 16 filmes ao longo de sua vida, os mais famosos foram aqueles relacionados ao gênero que ajudou a criar. Day of the Dead, Land of the Dead, Diary of the Dead e Survival of the Dead deram sequência a criação.

Apesar da aparência da total estética de terror em seus filmes, muito se fala, por alguns críticos, de nuances sociais em seu trabalho. Night of the Living Dead referenciaria os turbulentos anos 60, Dawn of the Dead exporia uma crítica ao consumismo, Day of the Dead um estudo sobre o conflito ciência x militarismo e Land of the Dead reconstruiria um conflito de classes.
George Romero faleceu no dia 16 de julho de 2017, em Toronto, cidade onde vivia.
Abaixo, entrevista sobre a gravação de Dawn of the Dead (1978), e o clipe Scream! da banda Misfits, dirigido por George Romero:
Entrevista com George A Romero
Misfits - Scream!
Tags: