- O Caos Cultural
Ghost Writer – Ainda é possível em um mundo ligado ao “Ser”?

Literalmente, melhor expressão não poderia existir. Ghost Writer, escritor fantasma, aquele que usa suas palavras e diálogos no mundo, porém se esconde nas trevas e no esquecimento. Apesar de desconhecido pelo grande público, essa atividade continua ocorrendo. Um Ghost Writer é, normalmente, um escritor(a) bem qualificado, um profundo conhecedor das palavras e que domina a estrutura de sua língua, e que geralmente utiliza de sua técnica para escrever discursos, pareceres, poesias, prosas, livros e até roteiros para outras pessoas que não são tão capacitadas ou que não tem tempo ou talento para faze-lo por elas mesmas. Essa prática já foi utilizada por muitas celebridades, políticos, músicos, etc. Há diversas auto-biografias escritas por Ghost Writers (coisa estranha, a sua auto-biografia escrita por outra pessoa).

Anonymvs - Statue at Budapest - Hungary
Apesar de ser uma profissão nas trevas, ela ainda continua com um mercado em expansão e mantendo-se firme, com até mesmo a criação de congressos mundiais de Ghost Writers, para tratar de sua prática . Um desses congressos mais famosos ocorre na cidade de Budapeste-Hungria, cidade iconômica, onde há uma famosa escultura que homenageia os escritores fantasmas, pois, segundo a lenda, fora a cidade onde um escritor fantasma haveria produzido o famoso livro de Gesta Hungarorum, que conta a origem do povo hungáro.
O interessante de pensar em um escritor fantasma é, principalmente, em sua característica de permanecer no anonimato, independente do resultado de sua obra, que em alguns casos poderia trazer lucro e fama. Quem realmente escreveu não ganha os "louros", mas sim o detentor dos direitos da obra.
A grande reflexão que surge é: em um mundo tão atrelado ao “ser”, aqui com o significado de aparecer, de ter de pertencer a algo, de produzir algo, é impressionante pensar em uma profissão que continua se escondendo nas trevas e que parece estar mais preocupada com o resultado da obra do que propriamente com o indvíduo que a escreve e idealiza.

Romance Budapeste de Chico Buarque - Trata do tema Ghost Writers
Aparentemente, as palavras só tem significado se forem colocadas no papel, independente de quem seja o seu verdadeiro ator.