• O Caos Cultural

Dia Nacional do Teatro - Indicações


Nesta terça-feira (19), comemoramos o dia nacional do teatro no Brasil, uma das manifestações artísticas mais antigas e genuínas da humanidade.

Assim, resolvemos contribuir para a divulgação dessa arte por meio de algumas indicações pessoais da equipe Caos.

Trabalho de Mesa

O TdM é um produto produzido por artístas da área teatral para o publico em geral. Com a proposta de "solidificação de uma programação artística legítima e autônoma", publicam conteúdo virtual tanto em vídeo, pelo youtube, quanto em aúdio, no formato de podcasts, pelo portal Dragões de Garagem.

Abordando vários aspectos do fazer teatral e de suas ramificações artísticas de forma especialidade, expontânea e acessível, o TdM torna-se um dos maiores divulgadores do teatro da atualidade, no Brasil.

Quer conhecer o trabalho deles? Acesse em:

Site: http://dragoesdegaragem.com/trabalhodemesa

Youtube: https://www.youtube.com/user/confinsartisticos

Coletivo Cê

De criatividade ímpar e talento inquestionável, o coletivo se define como um "conjunto de cidadãos que se articulam através do teatro para propagar seus pensamentos artísticos."

Já existente já 7 anos, tem como eixo de sua pesquisa a memória, "equilibrando em uma tênue linha que esta constantemente a dividir-se entre a esfera do público e do privado na construção de uma memória coletiva e, consequentemente na reconstrução de uma identidade social, tendo a cultura como elemento fundante."

Vencedor do Prêmio CPT de 2013 por "Desmedida", o Coletivo Cê encontra-se no Núcleo de Pesquisa e Prática Teatral, na Av. Newton Vieira Soares, 325 Centro de Votorantim, onde além de apresentarem espetáculos autorais, abrem espaço para outros grupos parceiros e ministram cursos de teatro.

Conheça o Coletivo Cê! Acesse:

Página: https://www.facebook.com/coletivoce/

RSC - Royal Shakespeare Company

o RSC, ou Royal Shakespeare Company, foi formalmente criado em 20 de março de 161, por Peter Hall, quando este se decidiu que Shakespeare, mais do que qualquer outro dramaturgo, precisava de uma tradição, de uma unidade de direção e autação permamente em sua cidade natal, Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra.

Uma das maiores companhias do Reino Unido, contando com mais de 1000 funcionários, a RSC produz mais de 20 peças por ano, entre expetáculos do próprio Shakespeare e novas peças de autores contemporâneos, desenvolvendo vínculos com grupos teatrais do mundo todo.

Em 2013 a empresa começou a exibir em tempo real suas produções, as chamadas "Live from Strattord-upon-Avon".

A RSC apresenta diversas peças ao longo do ano, e em diversas cidades da Inglaterra, mas sua sede se localiza na Waterside, Warwickshire, Stratford-upon-Avon CV37 6YF, Reino Unido.

Conheça o trabalho deles em:

Site: https://www.rsc.org.uk/

RESSURECTIONE

POR LUIZ PIEROTTI

 

Em meio à festa, à dança. à diversão: o tempo passa.
Em meio ao trabalho, o relatório, o feedback: o tempo passa.

Durante o domingo, durante o sexo, durante a partida de futebol e a risada pós piada, cada segundo passa, escorrendo pelo rastro de tantos outros segundos perdidos, de tantas outras ideias esquecidas, de tantos outros desejos abandonados.

Se uma ideia não realizada é uma ideia inexistente, então também cada palavra não proclamada é um pensamento inexistente. Cada plano abandonado uma rendição prévia. E a cada tópico anteriormente citado, uma inexistência de parte do que nos constitui.

Totentanz é a recordação do tempo constante, é a observação do tudo no agora.

É a busca, mesmo que sempre busca, da observação do caos em sua plenitude.

O Manifesto não busca a individualidade, nem a remediação do singular. 

Pretende a busca da identificação exterior do sujeito de Rimbaud. O continente humano de John Donne. A celebração de Whitman. A razão de Hamlet. O tempo: Chronos e Kairós.

   MANIFESTo TOTENTANZ    

     POSTS recentes: