- O Caos Cultural
Retratos, de Assis Horta

Em 1943, Assis Horta, em seu estúdio fotográfico em Diamantina, MG, registrou as primeiras fotos 3x4 dos operários que presivavam do retrato para a recém=criada carteira de trabalho, após a consolidação das Leis Trabalhistas (C.L.T.)
Após o retrato oficial, muitos trabalhadores retornavam ao estúdio junto de suas famílias, para que estes fossem, também, imortalizados pelas fotografias de Horta, que por vezes sedia roupas elegantes do próprio estúdio para seus "modelos".

O fotografo mineiro Assis Horta
Essa prática aumentou ainda mais o acervo do fotógrafo e o marcou como um dos primeiros profissionais a levar a fotografia para além dos núcleos mais abastados da sociedade.
O conjunto de fotos deu origem à exposição "Assis Horta: Retratos" que passou por cidades como Brasilia, Belo Horizonte, Ouro Preto, Dimantina e Rio de Janeiro, tendo fim no mês de maio de 2017.
De acordo com o organizador da amostra, Guilherme Horta: "Até então destinada à sociedade burguesa, a fotografia entrou na vida do trabalhador: realizou sonhos, dignificou, atenuou a saudade, eternizou pessoas comuns, mostrou sua face".
Veja, abaixo, alguma das fotos da exposição:
Tags: