- O Caos Cultural
A Dívina Comédia de Dante (PDF)

A Divina Comédia (originalmente Comedìa e, mais tarde, denominada Divina Comédia por Giovanni Boccaccio) é um poema épico e teológico da literatura italiana, escrito por Dante Alighieri no século XIV e dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.
Sem uma data precisa de criação, girando em torno de 1304 à 1321, e considerado um dos (se não o) maior poema Ocidental, A Divina Comédia é escrita em um dialeto toscano, o florentino, linguagem que posteriormente deu origem ao italiano contemporâneo, fugindo da tradição da escrita em latim e, consequentemente, se aproximando da plebe, e não da elite intelectual, como era costumeiro.
Com propósitos filosóficos e de esclarecimento aos menos favorecidos, a obra acompanha uma viagem mistica de Dante que, guiado pelo poeta romano Virgílio, atravessa ambientes relacionados a religiosidade e ao pós-morte, tendo sido fundamental para a consolidação de crenças religiosas, como as do inferno e seus novo círculos.

Dante e Virgílio no Inferno por William Bouguereau
A Divina Comédia começara a ser escrita em um período de exílio do poeta, após conflitos de cunho político envolvendo interesses do papado, da França e do governo de Florença. Para muitos a obra é tida como a versificação da Suma Teológica de São Tomas de Aquino, escrita uma centena de anos antes.
Abaixo, link para download da obra completa:
A DIVINA COMÉDIA - DANTE ALIGHIERI (PORTUGUÊS)
THE DIVINE COMEDY (ENGLISH): HELL, PURGATORY, PARADISE
Tags: