- O Caos Cultural
Tenho apenas duas mãos...

Sentimento do Mundo
Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo, mas estou cheio escravos, minhas lembranças escorrem e o corpo transige na confluência do amor.
Quando me levantar, o céu estará morto e saqueado, eu mesmo estarei morto, morto meu desejo, morto o pântano sem acordes.
Os camaradas não disseram que havia uma guerra e era necessário trazer fogo e alimento. Sinto-me disperso, anterior a fronteiras, humildemente vos peço que me perdoeis.
Quando os corpos passarem, eu ficarei sozinho desfiando a recordação do sineiro, da viúva e do microcopista que habitavam a barraca e não foram encontrados ao amanhecer
esse amanhecer mais noite que a noite.
(Carlos Drummond de Andrade)
Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade, foi publicado pela primeira vez em 1940, porem já vinha sendo trabalho pelo poeta desde 1932. Marcado por um mundo turbulento com o fim da Primeira Guerra Mundial e Início da Segunda, pelo crescimento do Nazi-Fascismo e pela criação do Estado Novo de Getúlio, o livro traz um teor alto de pessimismo e desesperança, abrindo mãos de qualquer tipo de utopia e preocupado com os rumos tomados pela humanidade.
Tags: